Ulisses Serra

Nasceu em Corumbá-MT (hoje MS), em 1º de setembro de 1906, descendendo de Arnaldo Olavo de Almeida Serra e Júlia Barbato de Almeida Serra, de cuja descendência sobreleva o nome do engenheiro militar Ricardo Franco de Almeida Serra.

Seus primeiros estudos foram realizados em sua terra natal, formando-se Perito Contador por São Paulo, sendo que o superior iniciado na Faculdade de Direito de Petrópolis, porém não concluído.

Voltou a Mato Grosso, fixando-se em Campo Grande, onde fundou o Sindicato dos Contadores, ocupando, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o cargo de Deputado Classista.

No período Vargas, foi nomeado membro do Conselho Administrativo do Estado de Mato Grosso, cargo que ocupou por um ano e meio, desvencilhando-se para assumir a função de Tabelião e Escrivão do 5º Ofício da Comarca de Campo Grande.

No dia 30 de outubro de 1971, Ulisses Serra fundou a Academia de Letras e História de Campo Grande, tendo como co-fundadores José Couto Vieira Pontes e Germano Barros de Sousa.

Faleceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 30 de junho de 1972.